banner mobile

Melatonina: o que é? Para que serve? Tudo o que você precisa saber!

Muita gente se pergunta se Melatonina é enganação, mas na verdade é um dos melhores produtos para dormir corretamente. Essa substância, produzida pelo nosso cérebro, funciona como relógio biológico, informando ao cérebro a hora de dormir ou acordar. Mas por algum motivo ela pode funcionar de forma incorreta e seu sono pode estar sendo prejudicado. Assim, a Melatonina é um grande aliado no tratamento da insônia, sendo conhecida popularmente como hormônio do sono.

Melatonina para que serve?

A Melatonina funciona na promoção de inúmeros benefícios para a saúde do sono. Essa substância serve para regular seu sono, é uma aliada contra a insônia e promove um sono mais tranquilo, além de reduzir a latência do sono e melhorar o bem-estar de corpo e mente.


Como a Melatonina funciona? Como age no corpo?

A Melatonina é um hormônio ligado ao ciclo circadiano, ou seja, a forma como o organismo organiza suas funções quando estamos acordados e durante o sono. A substância começa a ser produzida na glândula pineal quando o dia escurece, para ajudar o organismo a se preparar para dormir. Ela atinge seu nível máximo quando estamos dormindo. Com o nascer do sol e a volta da claridade, a glândula reduz a produção de melatonina, o que sinaliza que é o momento de acordar.


Por que usar Melatonina?

Para regular as funções do sono em todo o organismo, é recomendado, em muitos casos, a suplementação de Melatonina pois, hoje em dia, temos cada vez mais estímulos luminosos mesmo durante a noite, como a televisão, computadores e o uso constante do celular. Assim, algumas pessoas podem ter uma produção menor ou mais irregular da Melatonina no organismo, o que implica num sono agitado, pouco duradouro e você ainda acorda cansado e com vontade de dormir mais.