Farmácia de Manipulação - Envie sua receita
banner-mobile

Outubro Rosa campanha de prevenção ao câncer de mama

antecipar o diagnóstico é o melhor remédio




O mês de conscientização do câncer de mama, popularmente conhecido como Outubro Rosa, é uma campanha anual internacional de saúde organizada pelas principais instituições de caridade contra o câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. É válido ressaltar que qualquer informação obtida na internet não substitui uma consulta médica especializada.

Acontece todo mês de outubro para aumentar e tem como função a conscientização sobre a doença e arrecadar fundos para pesquisa sobre sua causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura. As comemorações do evento tornaram-se tradição em diversos países e as mais diferentes empresas dos mais variados ramos abraçaram a causa, popularizando ainda mais a campanha.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, ocorrem campanhas sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

Com grande incidência entre o público feminino, a doença representou 25% do total de casos de câncer em mulheres no mundo em 2012, com quase 1,7 milhão de casos novos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. Além disso, esse tipo de tumor é a quinta causa de morte por câncer em geral. No Brasil, em 2018, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou quase 60 mil casos novos da doença, o que representa uma taxa de ocorrência de 51,29 casos por 100 mil mulheres.




Tutorial do Autoexame

Auto exame nas mamas Exame de toque nas mamas O auto exame ajuda a identificação do cancer precoce Exame de toque nas mamas

Infográfico: Estatísticas do Câncer de Mama no Brasil

Requer Atenção

Casos de cancer na família
Casos de cancer acima dos 40 anos
Cancêr na Obesidade

Boas Práticas

Exercicios combate o cancâr
Alimentação saudável previne do cancêr
Evitar Bebidas e Cigarro previne do cancêr

História do Outubro Rosa

O "Women's Field Army", dirigido pela Sociedade Americana para o Controle do Câncer (mais tarde Sociedade Americana do Câncer) durante as décadas de 1930 e 1940, foi uma das primeiras campanhas organizadas. Em 1952, o primeiro grupo de apoio peer-to-peer (pessoa para pessoa), chamado "Reach to Recovery" (alcance para a recuperação), começou a fornecer visitas pós-mastectomia ao hospital de mulheres que sobreviveram ao câncer de mama.

O movimento do câncer de mama das décadas de 1980 e 1990 se desenvolveu a partir dos movimentos feministas mais amplos e do movimento pela saúde da mulher do século XX. Esta série de campanhas políticas e educacionais, parcialmente inspiradas pelas campanhas de conscientização sobre a AIDS politicamente e socialmente eficazes, resultou na ampla aceitação de segundas opiniões antes da cirurgia, procedimentos cirúrgicos menos invasivos, grupos de apoio e outros avanços no atendimento.

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

A NBCAM (National Breast Cancer Awareness Month, em português Mês Nacional de Conscientização do Câncer de Mama) foi fundada em outubro de 1985 como uma parceria entre a American Cancer Society e a divisão farmacêutica da Imperial Chemical Industries (agora parte da AstraZeneca, produtora de vários medicamentos contra o câncer de mama). O objetivo da NBCAM desde o início foi promover a mamografia como a arma mais eficaz na luta contra o câncer de mama.

Em 1993, Evelyn Lauder, vice-presidente corporativo sênior da Estée Lauder Companies, fundou a Breast Cancer Research Foundation (Fundação de Pesquisa do Câncer de Mama) e estabeleceu a fita rosa como seu símbolo, embora esta não tenha sido a primeira vez que a fita foi usada para simbolizar o câncer de mama.

Uma mulher californiana de 68 anos chamada Charlotte Haley, cuja irmã, filha e neta tinham câncer de mama, distribuiu fitas cor de pêssego para chamar a atenção para o que ela percebeu como financiamento inadequado para pesquisa. No outono de 1991, a Susan G. Komen Foundation (maior e mais bem financiada organização contra o câncer de mama nos Estados Unidos) distribuiu fitas cor-de-rosa aos participantes de sua corrida dos sobreviventes do câncer de mama em Nova York.

Em 2010, a Delta Air Lines pintou o N845MH, um Boeing 767 -432ER, com as cores especiais "Breast Cancer Research Foundation". Em setembro de 2015, uma versão mais recente da pintura foi repintada no mesmo avião.

É Normal? Veja as dúvidas frequentes sobre o câncer de mama

  • É normal mulheres obesas ficarem mais suscetíveis à doença?
    • Sim. O excesso de peso é um importante fator de risco, porque o tecido adiposo (formado por gordura) aumenta os níveis de estrogênio no organismo.

  • É normal sentir a presença de nódulo ou caroço que não dói?
    • É importante procurar um médico se notar qualquer nódulo palpável nas mamas. Eles podem indicar tanto a presença de massa benigna quanto a de algum tumor maligno. Os nódulos cancerosos são espessos, compactos, duros e de contornos mal definidos.

  • É normal ter alteração na coloração ou forma do mamilo/aréola?
    • Alterações na cor do bico da mama também podem chamar a atenção, bem como a descamação e vermelhidão na área. Esses sinais são comumente confundidos com manifestações alérgicas e, portanto, não devem ser esquecidos na hora de realizar o autoexame.

  • É normal a liberação de líquido pelo mamilo?
    • Sinal de alerta é a saída de secreção do mamilo, mesmo quando a mama não foi tocada ou apertada. Essa secreção geralmente é incolor ou vem acompanhada de sangue. A secreção mamilar associada ao câncer de mama é majoritariamente unilateral e espontânea, sem necessidade de toque para percebê-la.

  • É normal ter alterações na pele da mama, como vermelhidão ou pele mais dura?
    • É importante ficar atenta à coloração das mamas, que podem ficar avermelhadas devido ao processo inflamatório. Além disso, as dores nas mamas que se prolongam mesmo após a menstruação merecem uma grande atenção. Também é possível perceber um inchaço na mama atingida pela doença. Alterações na pele do seio. Se a pele do seio apresentar vermelhidão, inchaço, calor, aspecto de casca de laranja, ou mesmo alguma coceira frequente, procure o seu médico para uma avaliação.

  • É normal ter inchaço ou alteração no tamanho de uma das mamas?
    • O câncer de mama pode causar inchaço na mama atingida pela doença. O edema pode atingir até mesmo o braço e a axila. O formato do seio pode sofrer alterações, apresentando sulcos na região acima do tumor. O câncer também pode causar fibrose local e ocasionar a assimetria da mama. Isso ocorre porque o tumor afeta o tecido mamário, levando o seio crescer por causa do inchaço ou então diminuir por causa da retração do tecido. Ao notar esses sinais é importante procurar um médico.

  • É normal a formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo?
    • As úlceras, feridas ou crostas na pele e na região dos mamilos são alguns dos sintomas mais visíveis da doença. Outro sintoma associado a essas feridas e irritações são as retrações ou o endurecimento da pele, que pode apresentar textura diferente do estado natural.

  • É normal veias facilmente observáveis e que aumentam de tamanho?
    • Deve-se suspeitar de um câncer de mama quando também surgem outras alterações, como: Liberação de líquido pelo mamilo, especialmente sangue. Veias facilmente observáveis e que aumentam de tamanho. Nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho.

  • É normal sentir caroço/ inchaço na região das ínguas da axila?
    • O câncer é uma causa mais rara dos linfonodos, que podem surgir em qualquer lugar do corpo e têm um aspecto mais endurecido, que não somem após 1 ou 2 meses e não param de crescer. Qualquer tipo de câncer pode causar ínguas, mas alguns mais característicos são o linfoma, câncer de mama e câncer de pulmão, por exemplo.

      O inchaço e a presença de nódulo nas axilas significam que o câncer está avançando pelos gânglios linfáticos e, portanto, já pode estar bem desenvolvido. Os sinais e sintomas do câncer podem variar. Por isso, alguns pacientes podem não apresentar nenhum destes sinais, enquanto outras geralmente apresentam mais de um. Além disso, estes sintomas podem surgir simultânea ou isoladamente, e podem ser de um câncer de mama inicial ou já avançado. Tendo essas informações em vista, é indispensável que a mulher conheça suas mamas e visite seu médico sempre que reconhecer alterações.

  • É normal a presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento?
    • Não. Pelo contrário, a presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte, assim como inchaço e nódulos frequentes nas ínguas das axilas. Assimetria entre as mamas, como exemplo, uma maior do que a outra. São sintomas de câncer de mama.

  • É normal mulheres com menos de 35 anos ter câncer de mama?
    • Sim. Mas as chances são pequenas. “Historicamente a incidência de câncer de mama em mulheres com menos de 35 anos no Brasil ficava em torno de apenas 2% dos casos; hoje está entre 4% e 5% dos casos nessa faixa etária”, comenta Antônio Luiz Frasson, cirurgião de mama e mastologista, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia.

  • É normal o anticoncepcional aumentar a chance de ter câncer de mama?
    • Normal não é, mas pode ocorrer. Estudo publicado no New England Jornal of Medicine, uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo, revela que o risco de câncer de mama é maior para as usuárias de anticoncepcionais em relação àquelas que nunca recorreram ao medicamento.

  • É normal ter Coceira frequente na mama ou no mamilo?
    • A coceira nos seios, principalmente na região dos mamilos, pode ser um dos sintomas do câncer de mama, segundo especialista. Esse sinal merece atenção, especialmente quando acompanhado de sintomas como a erupção cutânea, vermelhidão, aparência de casca de laranja na pele da mama e saída de secreção no mamilo.

  • É normal câncer de mama doer?
    • Câncer de mama não dói. Não necessariamente. Apesar de não ser sempre doloroso, alguns dos sinais e sintomas mais comuns do câncer de mama são vermelhidão, inchaço, pele sensível e calor local. Um caroço canceroso pode ser arredondado, macio e sensível e pode ocorrer em qualquer parte da mama. Em alguns casos, o caroço pode até doer. Algumas mulheres também têm tecido mamário denso e fibroso. Sentir caroços ou alterações nos seios pode ser mais difícil se for esse o caso.

  • É normal ter câncer de mama sem sintomas?
    • Sim. Os sintomas do câncer de mama variam amplamente - de caroços a inchaço e alterações na pele - e muitos cânceres de mama não apresentam sintomas óbvios. Em alguns casos, um caroço pode ser muito pequeno para você sentir ou para causar qualquer alteração incomum que você possa notar por conta própria.

  • É normal ter linfonodos nas axilas?
    • Se o achado de linfonodos no prolongamento axilar ou simplesmente axila é completamente normal desde que o seu exame físico seja normal e que não existam outros achados na mamografia e ultrassom. Converse com o seu médico.

  • Normalmente o câncer se espalha?
    • As células cancerosas costumam se espalhar para outras partes do corpo onde elas começam a crescer e formar novos tumores. Isso acontece quando as células cancerosas entram na corrente sanguínea ou nos vasos linfáticos do corpo. Ao longo do tempo, os tumores irão substituir o tecido normal. Esse processo de disseminação do câncer é denominado metástase.

  • É normal homem ter câncer de mama?
    • Não. Entretanto, apesar de raro, estimativas nacionais indicam que 1% dos casos de câncer de mama afeta os homens brasileiros. E Eles têm glândulas mamárias e hormônios femininos, ainda que em quantidade pequena. A mama masculina é um órgão pequeno; o câncer de mama em homens é bem mais raro, mas acontece.

  • Normalmente o caroço/nódulo aumentar de tamanho?
    • Se for um nódulo canceroso, ele pode se desenvolver, aumentando o tamanho da mama. O aumento de volume mamário que não tem relação com o ciclo menstrual ou com a gravidez e lactação, deve ser comunicado ao médico.

  • Posso trabalhar normalmente durante o tratamento do câncer?
    • Com os desafios do tratamento pelo procedimento da quimioterapia, muitos pacientes com câncer ficam na dúvida se podem ou não continuar trabalhando normalmente. A resposta é que, se tiverem em boas condições, é possível, sim.

  • Quanto tempo normalmente dura o tratamento contra o câncer?
    • Embora o número de tratamentos administrados varia dependendo do tipo de tumor, estado de saúde geral do paciente e da técnica de radiação utilizada, os tratamentos são normalmente realizados cinco dias por semana durante seis a sete semanas.

  • Normalmente em qual idade aparece os primeiros sintomas do câncer?
    • O câncer de mama surge com frequência em mulheres a partir dos 50 anos de idade. Estima-se que somente 10% dos casos aconteçam antes dos 40 anos. Mas, mesmo sendo a minoria, as pacientes mais novas existem – e precisam de cuidados específico. Um caroço no peito ou na axila que não desaparece. Geralmente, esse é o primeiro sintoma do câncer de mama. Seu médico normalmente pode identificar um caroço em uma mamografia muito antes que você possa vê-lo ou senti-lo. Inchaço na axila ou próximo à clavícula.